sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Relatório de ourivesaria

Relatório

INTRODUÇÃO:
Na ourivesaria existe a Joalharia, objectos para adornar o corpo, e a Prataria, objectos para decorar o espaço. Um exemplo de um objecto de joalharia é um colar de ouro, um exemplo de prataria, é o vitral de uma igreja.
No curso, os trabalhos dos alunos são maioritariamente produzidos com cobre e latão.

Existem técnicas para trabalhar em ourivesaria:
·Cinzelarem, técnica de trabalhar a prata;
·Conformação onde se utiliza um martelo para criar curvas na peça com o molde chamado embutideira, dá o volume.
·Dobragem onde o material precisa de ser reaquecido para não partir;
·Soldadura onde se usa Tincal para ajudar a soldar duas peças. O maçarico deita uma chama tão forte que só com pinças se consegue tocar na peça, ligações/junções.
· Chantelen;
·Anéis ocos-  chapa soldada dos dois lados e depois recortada
·Serragem – recortes e aberturas.

Procedimentos:
Para cortar os materiais utilizam-se uma armação de serra, onde uma estelheira (peça de madeira) ajuda a segurar a peça.
Para limpar as peças utiliza-se um processo chamado branqueamento, onde se usa o acido sulfúrico e água. Este procedimento faz com que a prata fique da cor de uma folha de papel.

Para o prosseguimento de estudos na área de ourivesaria existe no Ensino superior:
FBAUL/ESAD
UNL/IPT
E no ensino particular:
Arco/Contacto Directo
Cindor/Fundação Ricardo Espírito Santo

Neste ofício existem 2 tipos de saídas profissionais disponíveis:
Trabalhar por conta própria - atelier/oficina/loja/galeria/escola ou
Trabalhar por conta de outrem - atelier/empresa


A metamorfose da jóia no tempo


Jóia:
(na época contemporânea) serve como:
Adereço Para Comunicação (transmissão de ideias) e Identificação.

Pré-história:
Estava-se longe da percepção do conceito de jóia, tudo o que era fabricado pelo homem habilmente era considerado arte…
Eram utilizados apenas produtos orgânicos para fazer jóias. As formas redondas estavam associadas ao sexo feminino e as formas irregulares/bicudas estavam associadas ao sexo masculino.

Época greco – Romana:
Os joalheiros neste período faziam a propaganda através da utilização das suas faces nas suas obras. O ouro era bastante utilizado neste período, existia a fabricação consecutiva.

Idade média:
As jóias, inseridas na época, tinham uma função religiosa e de culto, eram utilizadas pedras preciosas.

Renascimento:
A partir sesta época começa-se a dar valor ao artista
As jóias nesta altura tinham um carácter sagrado e já não existia o culto religioso ao contrário da época da idade média. Utilizava-se bastante pedras orientais, o ouro, o esmalte e pedras .
Romantismo:
Os materiais utilizados essencialmente nesta altura eram o ouro, rubis, esmaltes e azeviche.



AULAS DE TÉCNOLOGIAS:
 A primeira aula da tecnologia: ourivesaria, serviu para exploração de ideias e familiarização com as formas gerais da ourivesaria (desenhamos linhas com base em peças de livros).
Nas aulas seguintes começamos a experimentação de materiais respigados: (colas, tesoura, x-acto, agulha, esponja, cartão, tintas, tecidos, arames, latas, etc.
Com estes materiais fizemos peças básicas que serviram como experimentação e introdução na matéria.
Uma vez já familiarizados com os materiais que nos iam acompanhar ao longo deste projecto, começamos então a criar as nossas peças planeadas.
No fim disto iremos apresentar as peças inserindo as no nosso conceito, que foi o ponto de partida para este projecto.

Penso que esta foi uma experiência um pouco confusa por enumeras razões, mas ao mesmo tempo enriquecedora, pois para além de ter aprendido varias coisas que desconhecia sobre este ofício, fiquei a par das potencialidades dos materiais que nos rodeiam no nosso dia-a-dia e que não damos o devido valor, aprendi principalmente a desligar-me do generalizado estereótipo de jóia alargando o meu conhecimento e os meus horizontes e dando me uma nova visão do mundo material e não só, que nos rodeia.
Acho também que foi pena não termos tido a hipótese de experimentar a oficina de ourivesaria pois seria mais um acréscimo ao nosso leque abrangente de conhecimentos.

Júnior Djau Nº12 10º A
  


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